Curso Técnico da Escola de Teatro

Desde a criação do Curso de Teatro na Fundação das Artes o desejo de formar atores sempre foi o norte da Escola. Neste aspecto, a Escola sempre procurou reinventar-se para manter seus propósitos. Este constante movimento nos leva a refletir sobre a Escola desde a sua criação, revendo procedimentos e reinventando-os para que a Escola sempre se aprimore sem perder sua essência. Muitos artistas imprimiram seus olhares sobre Teatro enquanto Obra de Arte na Escola e de espetáculo em espetáculo, experimento em experimento, um Curso foi se lapidando e hoje podemos oferecer a todos aqueles que querem aprender sobre Teatro um Curso Técnico que dialoga com muitas possibilidades de fazer Teatro, seja do ponto de vista da interpretação, como também em aspectos mais técnicos. Nosso desejo é um ator curioso, disciplinado e envolvido em todas as áreas criativas na construção da Obra Teatral.

Temporada Teatral
A cada ano a Escola de Teatro realiza duas montagens teatrais, uma a cada semestre, com temporada de dois meses e meio. Os espetáculos têm por objetivo a experimentação da vivência de uma temporada teatral para os alunos formandos, a formação de público e a oportunidade de levar à nossa comunidade, e ao público em geral, a apreciação e a reflexão por meio da arte.

Festivais
Os Festivais são momentos de extrema partilha de experiência que se dá por muitas camadas. Seja pela experiência de um espetáculo, um bate-papo sobre um tema específico, workshops com profissionais convidados. Dedicado aos alunos que estão em fase escolar (Fundamental ao Médio) o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil propõe o fomento e a reflexão da linguagem do Teatro dentro da Escola. Os espetáculos participantes dialogam com profissionais renomados a respeito das escolhas artísticas e do processo de criação. O Cena de Teatro – Festival de Teatro de São Caetano do Sul propõe a reflexão do Teatro Contemporâneo por meio de um recorte. Espetáculos que abordam temas e estéticas de relevância, bate-papo e workshops com diretores, atores e outros criativos do teatro tem a intenção de provocar e refletir artistas e estudantes de teatro sobre o papel da arte nos dias de hoje.

Ciclo de Leituras Dramáticas
O Ciclo de Leituras Dramáticas 2016 é dedicado a um dos nossos professores, falecido em 1986, no mesmo ano em que é criado o Curso Técnico, Timochenco Wehbi. Natural de Presidente Prudente, este homem de Teatro e Dramaturgo premiado realizou montagens históricas que ainda hoje pairam no imaginário da Escola. No primeiro semestre lemos “A Rainha de Copas de o Rei de Cuba”. Para o segundo semestre lemos o prestigiado texto “Palhaços” e para finalizar o ano leremos a obra “A perseguição”. Não há melhor forma de homenagear um dramaturgo dando voz aos seus textos. As leituras são realizadas por ex-alunos da Escola.