Cursos livres de teatro da Fundação das Artes

Fecha os olhos e imagina!

Vivemos uma sociedade cada vez mais concreta.

O mundo virtual nos faz perder a narrativa imaginativa e passamos cada vez mais a ter a informação à frente da imaginação. Um dos focos do Curso Livre, que atende crianças a partir dos 7 anos e adolescentes até 17 anos, e adultos a partir dos 18 anos é estimulá-los à criação por meio da comunicação e interação intensas. Essa comunicação se dá por meio dos jogos tradicionais e teatrais, da compreensão do texto teatral e da criação coletiva.

Estas etapas se dão por módulos anuais: Preparatório (jogos) e Prática (compreensão do texto teatral e criação coletiva). Os Módulos observam o desenvolvimento de cada aluno e muitas vezes os alunos repetem os módulos. No caso dos Adultos, eles passam por dois módulos semestrais. Vale lembrar que na Arte não há repetição. Os alunos são convidados a participar de uma nova experiência seja por conta da faixa etária, seja para assimilar melhor alguns conceitos teatrais, ou simplesmente, para aprimorar sua forma de se comunicar.

Ao final do ano os alunos apresentam sua pesquisa em forma de Exercícios Cênicos. Chamamos nossos espetáculos também de Exercícios, pois cada turma desenvolve seu projeto de pesquisa juntamente com seu Orientador. O Exercício estende-se com a presença do público, pois com a presença deste pode-se observar muitas transformações no ato de fazer, momento em que eles exercitam ser Ator.

Não sei se a Arte nos deve salvar, mas tenho a
certeza de que pode conduzir ao melhor que há
em nós para que não nos desperdicemos na
vida.
Valter Hugo Mãe