Logo fundação das artes
Logo fundação das artes
Logo fundação das artes
Logo fundação das artes
Header Teatro Estudantil Fascs Header Teatro Estudantil Fascs

Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil 2016

O FESTIVAL FUNDAÇÃO DAS ARTES DE TEATRO ESTUDANTIL 2017 acontecerá de 15 a 22 de outubro de 2017, no Teatro Santos Dumont e na Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

A Fundação é uma escola de artes que contempla quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Em 2018, a escola completa 50 anos de existência dentro do cenário cultural brasileiro. Para celebrar, prepara uma série de atividades com a intenção de reunir artistas, entusiastas e comunidade com os quais sempre estabeleceu produtivas parcerias.

Nesse sentido, o Festival se consolidou como um encontro de grupos estudantis e um espaço para seu fazer artístico. Realizado pela Fundação das Artes em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade de São Caetano, o Festival está na sua 6ª edição.

O Festival oferece duas categorias de inscrição, a de espetáculos finalizados ou em processo (Mostra de Espetáculos Teatrais) e a de cenas curtas (Mostra de Cenas Curtas), com o objetivo de estimular os participantes à prática teatral, além de fortalecer os grupos de teatro estudantis.

Criado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul em 2012 e de caráter não-competitivo, o Festival foi pensado como um momento de encontro, reflexão e troca. Alunos e professores tem seu trabalho comentado por uma banca de profissionais convidados especialmente para oferecer um retorno crítico ao trabalho. Para tanto, o Festival tem tido o cuidado de convidar experientes profissionais das artes cênicas, que com olhar sensível, compartilham de seu saber de modo construtivo, sem alimentar competitividades e respeitando o processo artístico de cada grupo. Nas quatro primeiras edições do Festival, pudemos contar com as seguintes presenças: Gabriela Rabelo, Sônia de Azevedo, Vera Achatkin, Marcelo Soler, Luciana Magiolo, Bete Dorgam, Ney Piacentini, Alexandre Roit e Dedé Pacheco – além dos professores de teatro da própria Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Grupos de diferentes faixas etárias, escolas, instituições e cidades já participaram, como os do Colégio Arbos (Unidades São Caetano e Santo André - SP), da Escola Villare (São Caetano - SP), do Colégio Central Casa Branca (Santo André - SP), da Escola da Vila (São Paulo - SP), do Colégio Santo Agostinho (São Paulo - SP), da Subprefeitura de Vila Prudente (São Paulo - SP), do Colégio Senemby (Caieiras - SP), do IEMANO (Diadema - SP), Casa de Cultura de Lins (Lins - SP), IFF-Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (Itaperuna – RJ), Colégio Piracicabano (Piracicaba – SP), EMEF Barão de Piratininga (São Roque - SP), EMEF João Inácio Soares e EE da Quadra (Quadra – SP), E.E. Prof. José Nigro (São Vicente - SP), entre outros.

Confira o Regulamento para a inscrição, que é gratuita e acontece no período de 07 a 11 de agosto de 2017.

Esperamos a sua inscrição!