Dança

Escola
A Escola de Dança desenvolve um processo educacional que não se resume, simplesmente, em aquisição de habilidades, mas contribui para o desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.

O aprimoramento da dança favorece a criatividade, o processo de construção do conhecimento e é um instrumento de socialização para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.

A partir dos 3 anos de idade, no “baby class”, “iniciante” e “preparatório”, a escola oferece a técnica de Ballet Clássico por meio da prática, exercida de forma lúdica, visando o trabalho de coordenação motora, desenvolvimento musical e expressão corporal dentro da dança.

A partir do 1º ano, além da técnica clássica, inclui-se no curso introdução teórica e a dança criativa que permitem a exploração de inúmeros movimentos com a propriedade de comunicar e expressar emoções por meio de estímulos diferenciados.

A partir do 3º ano são oferecidas a técnica clássica, o ballet de repertório, a dança contemporânea e as aulas teóricas.

A partir do 7º ano, a Inclusão de Práticas de Ensino composta de aulas teóricas e prática de ensino orientada pelas professoras, possibilita a relação aluno-aprendizagem-professor, o que permite a formação completa do bailarino, tornando-o apto para atuar em diversos setores da dança, com responsabilidade e segurança. Ainda a partir desse nível, as aulas de anatomia reforçam o conhecimento sobre o próprio corpo.

Em 2018 inclui-se o curso “Práticas em Dança”, para alunos maiores de 16 anos que queiram se aproximar da linguagem de Dança com aulas de clássico contemporâneo e laboratório coreográfico.
A Escola de Dança ainda promove os espetáculos anuais, que favorecem e reforçam o aprendizado assimilado pelos alunos durante o processo educacional.

Existem, ainda, os Grupos de Dança Infantil, Júnior, Juvenil e Adulto que representam a Escola em diversos eventos e nos mais importantes festivais e mostras de dança do País.

Ao mesclar técnica, estética, plasticidade e identidade corporal, nota-se que o aluno desenvolve caminhos próprios para se tornar um ótimo profissional.

Cursos Oferecidos
A Escola de Dança oferece o curso de Ballet Clássico, a partir dos 3 anos. No curso são oferecidas aulas teóricas e práticas de Dança Criativa e Contemporânea, além de aulas de Anatomia e Práticas Pedagógicas. Ao mesclar técnicas, estéticas, plasticidade e identidade corporal, nota-se que o aluno desenvolve caminhos próprios para se tornar um profissional da Dança.

Baby Class (3 e 4 anos)
Iniciantes (5 e 6 anos)
Preparatório (7 e 8 anos)
Técnica de Ballet Clássico, por meio da prática e do aprendizado teórico, pelo trabalho de coordenação motora, desenvolvimento musical, expressão corporal e facial dentro da dança - 2 vezes por semana.

Primeiro e Segundo Ano (a partir de 8 anos com experiência)
Aulas de Técnica Clássica e Teoria - 4 aulas por semana | Dança Criativa - 2 aulas por semana.

Terceiro e Quarto Ano (a partir de 10 anos com experiência)
Aulas de Técnica Clássica e Teoria - 6 aulas por semana | Dança Contemporânea - 2 aulas por semana | Repertório - 1 aula por semana.

Quinto e Sexto Ano (a partir de 12 anos com experiência)
Aulas de Técnica Clássica e Teoria - 6 aulas por semana | Dança Contemporânea - 2 aulas por semana | Repertório - 1 aula por semana.

Sétimo e Oitavo Ano (a partir de 14 anos)
Aulas de Técnica Clássica e Teoria - 8 aulas por semana | Contemporânea - 2 aulas por semana | Ballet de Repertório - 1 aula por semana | Estrutura de Ensino - 1 aula por semana | Anatomia - 1 aula por semana.

Práticas em Dança (a partir de 16 anos)
Técnica Clássica - 3 aulas por semana | Técnica Contemporânea - 3 aulas por semana | Laboratório Coreográfico - 3 aulas por semana.

*A partir do 3º ano também há aulas coletivas de Alongamento e Fortalecimento de Ponta.

Programa dos Testes

Baby Class (3 e 4 anos)
Iniciantes
 (5 e 6 anos)
Preparatórios
 (7 e 8 anos)
Para candidatos com ou sem experiência
Coordenado por uma professora e com o apoio de uma monitora, serão considerados os seguintes aspectos:
estrutura física adequada ao ballet clássico;
coordenação motora;
flexibilidade e equilíbrio;
musicalidade;
desenvoltura na assimilação de movimentos corporais.


1º e 2º ano
A partir de 8 anos
Coordenado por uma professora e com o apoio de uma monitora, serão considerados os seguintes aspectos:
estrutura física;
técnica adequada para o nível de acordo com o método aplicado pela Escola;
teoria;
desenvoltura (rapidez);
musicalidade.


3º ao 6º ano
A partir de 10 anos
Só poderão se inscrever do 3º ao 6º ano da escola de dança as candidatas que tiverem experiência.
A candidata que não alcançar pontuação para um determinado ano poderá ser classificada para um ano anterior.
Coordenado por uma professora e com o apoio de uma monitora, no teste serão considerados os seguintes aspectos:
estrutura física;
técnica adequada para o nível de acordo com o método aplicado pela Escola;
teoria;
desenvoltura (rapidez);
musicalidade;
exercícios de sapatos de ponta.


Testes
Os testes para os interessados serão realizados no dia 11 de dezembro de 2018, terça-feira.

Horários:
14h às 14h30 - Ballet Clássico Baby Class
14h30 às 15h - Ballet Clássico Iniciante
15h às 15h30 - Ballet Clássico Preparatório
15h30 às 16h - Ballet Clássico 1º e 2º ano
16h30 às 17h30 - Ballet Clássico 3º ao 6º ano
19h - Práticas em Dança