Teatro

Referência de ensino nas Artes Cênicas, desde sua criação, em 1969, o curso de teatro possui um projeto pedagógico criativo, fruto da experiência da equipe docente, oferecendo formação nas modalidades Livre e Técnico. O ensino leva em consideração faixa etária da modalidade do curso, dá atenção ao conhecimento técnico do ofício de ator, ao incentivo da liberdade criativa e ao uso da imaginação, sem esquecer de discutir os meios de produção para a existência da arte.

Curso Livre de Teatro
Teatro Infantil (7 a 10 anos) e Teatro Juvenil (11 a 13 anos)
Divide-se em dois módulos progressivos e anuais. Cada módulo é pensado em conjunto, isto é, o conteúdo aprendido é aprofundado e redirecionado nos módulos seguintes, de acordo com os objetivos e as especificidades de cada fase. As aulas são dinâmicas e alegres. As crianças aprendem brincando por meio de exercícios de desinibição, interpretação, improviso e concentração.

Aulas: Teatro Infantil – segunda, das 14h às 15h40, ou, sábado, das 8h às 9h40
          Teatro Juvenil – segunda, das 15h40 às 18h10, ou, sábado, das 14h às 15h40

Curso de Teatro Adolescente (14 a 17 anos)
Dividido em dois módulos de quatro semestres, tem o objetivo de estabelecer a arte como um caminho para a comunicação e a autoexpressão, sem esquecer da percepção enquanto indivíduo que pode e deve agir para uma sociedade melhor. Independentemente da carreira escolhida, o estudante poderá carregar em sua experiência os princípios básicos do Teatro, que são a observação e a escuta, o trabalho em grupo, a compreensão e o respeito sobre o fazer artístico e a apreciação da arte, agregando-os às suas carreiras profissionais e a seus grupos sociais.

Aulas: terça-feira, das 14h às 17h20, ou, sábado, das 10h às 12h40

Iniciação em Teatro (a partir de 17 anos)
Com duração de 1 semestre, o curso tem o objetivo de apresentar os princípios básicos do fazer teatral. O curso é ideal para quem nunca fez teatro ou para quem busca ferramentas para melhorar sua comunicação, além da desinibição, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Aulas: quinta-feira, das 19h30 às 22h10, ou, sábado, das 10h às 12h40

Técnico em Teatro (a partir de 18 anos)
Os alunos têm aulas teóricas sobre História do Teatro, Estética Teatral, Produção, Metodologia de Pesquisa, Pesquisa Teatral, Práticas de Interpretação, Expressão Corporal e Vocal, Improvisação, Maquiagem e Caracterização, além das matérias complementares que ampliam a prática do estudante. Já a partir do primeiro semestre, o aluno participa da Mostra de Teatro com apresentações públicas de aulas abertas, exercícios cênicos e, ao final do curso, há a prática de montagem de espetáculo e temporada no teatro da instituição, propiciando a experiência do ponto de vista artístico e técnico de uma temporada teatral. A prática também é potencializada por meio de convites para participar de mostras e festivais. O curso oferece ainda os núcleos de Práticas Artísticas e Experimentais que complementam a matriz curricular. A conclusão possibilita o registro profissional.
Duração: 7 semestres

Aulas: segunda-feira a sábado

Curso de Teatro Infantil, Teatro Juvenil e Teatro Adolescente
Os candidatos deverão comparecer com roupa adequada para atividade física (camiseta larga e moletons são indicados para a atividade). Não será permitida a presença dos pais durante a prova. Não haverá uma segunda data para a aplicação.
O teste consiste em jogos de integração e improvisação, com a finalidade de conhecer o candidato e integrá-lo em uma turma que possibilite o seu desenvolvimento da forma mais dinâmica e potencial possível.

Testes: Teatro Infantil – 9 de dezembro (segunda-feira), das 14h às 15h
            Teatro Juvenil – 9 de dezembro (segunda-feira), das 15h30 às 16h30
            Teatro Adolescente – 10 de dezembro (terça-feira), das 15h30 às 1630



Curso de Iniciação Em Teatro
Os inscritos deverão apresentar, no dia do teste, uma carta de interesse (no máximo uma página) com a descrição dos objetivos pessoais em relação ao curso pretendido.
Os candidatos deverão comparecer com roupa adequada para atividade física (camiseta longa e moletons são indicados para a atividade). Não haverá uma segunda data para a aplicação.
O teste consiste em jogos de integração e improvisação, com a finalidade de conhecer o candidato e integrá-lo em uma turma que possibilite o seu desenvolvimento da forma mais dinâmica e potencial possível.

Teste: 9 de dezembro (segunda-feira), às 19h30


Curso Técnico Em Teatro
O candidato que não comparecer a qualquer prova, não estiver presente na chamada ou não assinar a lista de presença estará automaticamente eliminado. Não haverá revisão de provas e os resultados da avaliação realizada pela banca examinadora serão irrecorríveis. Os casos omissos serão resolvidos pela banca examinadora. Os candidatos deverão estar presentes com 30 (trinta) minutos de antecedência, IMPRETERIVELMENTE. Dependendo da quantidade de candidatos, as provas poderão ser realizadas todas no domingo.

Teste: 9 e 10 de dezembro (segunda-feira e terça-feira), às 19h

Antes do início da prova, serão apresentadas informações importantes a respeito do processo de seleção e do Curso Técnico e logo em seguida será realizada a chamada.
O candidato que não estiver presente no momento da chamada estará automaticamente DESCLASSIFICADO.

Provas
Ocorrerão as seguintes atividades:

  1. Entrega da Carta de intenção
    No ato da chamada, o candidato deverá entregar a carta na qual discorrerá sobre o porquê de ter escolhido o teatro e, consequentemente, o Curso Técnico em Teatro da Fundação das Artes.
  2. Redação (trazer caneta e lápis)
    A partir de um tema sobre teatro, o candidato desenvolverá suas percepções por meio de uma dissertação. Fluência da escrita, questões ortográficas e gramaticais serão avaliadas nesta prova.
  3. Atividades Práticas de Integração
    Por meio de jogos de integração, improviso e exercícios de expressão corporal, serão avaliados: disposição, prontidão, postura, repertório expressivo, criatividade e trabalho coletivo. Os candidatos deverão trazer roupas adequadas para a prática de atividade física (camisetas longas e moletons são indicados). É importante ressaltar que os mesmos farão os exercícios descalços.
  4. Entrevista.
    Cada candidato será entrevistado, individualmente, por uma banca composta por professores de Teatro da Fundação das Artes.