imprensa

Cena de Teatro 2019 debate a poética da realidade no palco

Realização da Fundação das Artes e Sesc São Caetano, o evento busca aproximar o público do fazer teatral com diversas atividades em setembro

imprensa

A edição 2019 do projeto Cena de Teatro, sob o título “A imitação da vida: a poética da realidade no Teatro”, reúne apresentações, oficinas e debates, entre 6 e 12 de setembro, em São Caetano do Sul, com entrada gratuita. Realizado pela Fundação das Artes e o Sesc São Caetano, o projeto tem como objetivo aproximar o público do fazer teatral, por meio do contato com profissionais e estudiosos envolvidos com a prática e, assim, fomentar o cenário cultural do Grande ABC.

O evento deste ano trata sobre a poética da encenação de histórias reais. Fatos históricos, personalidades famosas e anônimas, de ontem e hoje, inspiram a criação de obras teatrais. A tentativa de reproduzir a vida traz consigo reflexões sobre os problemas do mundo em que vivemos e possibilidades de mudança.

A abertura do Cena de Teatro 2019 ocorre dia 6 no Teatro Vladimir Capella, no CECAPE (Rua Tapajós, 300), com a apresentação da peça “Hotel Mariana”, às 20h, produzida pela Cia. da Palavra e MUN Cultural. O texto relembra o desastre ambiental ocorrido em Mariana, em 2015, após rompimento da barragem de Fundão.

A obra ganha corpo a partir de depoimentos perturbadores de sobreviventes, que evidenciam a simplicidade das pessoas que viviam no local e perderam tudo ou quase tudo. Por meio dos relatos encenados, a peça traça um panorama político, histórico e cultural do nosso País. Os realizadores do espetáculo, Munir Pedrosa e Herbert Bianchi, participam de bate-papo no dia 11, às 19h, no Sesc São Caetano (Rua Piauí, 554), para detalhar o processo de pesquisa, escrita e montagem do espetáculo.

Outro destaque na programação é o espetáculo infantil “Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus” no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111), no dia 7, às 16h. De forma lúdica, o coletivo O Bonde, grupo formado por artistas negros, oriundos da Escola Livre de Teatro de Santo André, retrata a situação de abandono a que muitas crianças são submetidas, sobretudo as negras, no processo de imigração de africanos para a Europa. O elenco irá partilhar os detalhes da criação do espetáculo durante bate-papo no dia 12, às 19, no Sesc São Caetano.

Também compõe o projeto Cena de Teatro 2019 a oficina sobre a técnica teatral Verbatim, utilizada com frequência em peças que desejam reproduzir fatos reais. A oficina é promovida por Herbert Bianchi, no dia 9, às 19h. Janaína Leite, atriz diretora e dramaturga, e Marcelo Soler, diretor, mestre e doutor em Artes Cênicas pela ECA/USP, discutem o tema “O Teatro como documento” no dia 10, às 19h, no Sesc São Caetano.

Programação:
Espetáculo
Hotel Mariana
Cia. da Palavra e MUN Cultural
06/09, às 20h
CECAPE
Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona
Classificação: 14 anos
Criado a partir de relatos de sobreviventes da tragédia de Mariana (MG), que ocorreu em novembro de 2005, o espetáculo é um documentário cênico que se apropria da técnica verbatim, tendo em cena atores que reproduzem instantaneamente depoimentos reais que estão ouvindo.

Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus
Coletivo O Bonde
07/09, às 16h
Teatro Santos Dumont
Avenida Goiás, 1.111, Bairro Santa Paula
Classificação: Infantil - livre
Baseado numa história real, o espetáculo conta as aventuras de Abou, um menino africano que foi encontrado dentro de uma mala, tentando entrar no continente europeu. Ao som de tambores e violão, quatro atores-narradores contam a história deste refugiado que, junto com sua mala Ilê - companheira, abrigo e animal de estimação - enfrentou dificuldades com criatividade, imaginação e coragem.

Oficina
Sesc São Caetano
Rua Piauí, 554, Bairro Santa Paula
Classificação: 16 anos

Teatro Verbatim
Com Herbert Bianchi
09/09, às 19h
História do teatro documentário, verbatim como ferramenta para abordar temas atuais e políticos, processo da peça Hotel Mariana, dramaturgia utilizada no processo verbatim, as três modalidades do verbatim, teoria e prática sobre as propriedades do som, exercício de ativação da escuta, exercitar mimese sonora com depoimentos reais.

Bate-papo
Sesc São Caetano
Rua Piauí, 554, Bairro Santa Paula

O Teatro Como Documento
Com Janaína Leite e Marcelo Soler
10/09, às 19h
Os artistas apresentam suas pesquisas em Teatro Documentário. Janaina Leite é atriz, diretora e dramaturgista e Marcelo Soler – Diretor.

A Construção do Hotel Mariana
Com Munir Pedrosa e Herbert Bianchi
11/09, às 19h
Os realizadores do espetáculo "Hotel Mariana" descrevem o seu processo de pesquisa, escritura e montagem.

A História Real pelo Olhar da Criança
Com Coletivo o Bonde
12/09, às 19h
O elenco do espetáculo infantil "Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus" partilha seu processo de criação.

Programação completa: Sesc São Paulo.

Da Redação
29/08/2019

 

voltar