Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul Prefeitura de São Caetano do Sul
Fundação das Artes

Curso de Dança
Clique aqui para ampliar
créditos:
Clique aqui para ampliar
créditos: Alceu Bett
Clique aqui para ampliar
créditos:
Clique aqui para ampliar
créditos: Ana Paula Lazari
Clique aqui para ampliar
créditos:
Clique aqui para ampliar
créditos: Ana Paula Lazari
Clique aqui para ampliar
créditos: Amir Sfair Filho
Clique aqui para ampliar
créditos: Amir Sfair Filho
Clique aqui para ampliar
créditos: Alceu Bett
Clique aqui para ampliar
créditos: Amir Sfair Filho
Clique aqui para ampliar
créditos: Alceu Bett

A Escola de Dança desenvolve um processo educacional, a partir de 03 anos de idade, que não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas contribui para o desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O aprimoramento da dança clássica favorece a criatividade, o processo de construção do conhecimento e como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.

A partir dos Básicos a linguagem da dança contemporânea permite a exploração de inúmeros movimentos com a propriedade de comunicar e expressar emoções por meio de estímulos diferenciados.

Ao mesclar técnica, estética, plasticidade e identidade corporal, nota-se que o aluno desenvolve caminhos próprios para se tornar um profissional.

Nas fases Avançadas, o Estágio Supervisionado, possibilita ainda uma relação aluno – aprendizagem – professor que permitirá uma formação completa do Bailarino Clássico e do Professor, deixando-o apto a exercer quaisquer das funções com responsabilidade. Os espetáculos anuais favorecem e  reforçam o aprendizado assimilado pelos alunos dentro do processo educacional.

 

Oferece a técnica de Ballet Clássico, por meio da prática e do aprendizado teórico, visando o trabalho de coordenação motora, desenvolvimento musical, expressão corporal e facial dentro da dança. O nível Básico contém aulas de Técnica Clássica , Introdução Teórica e Dança Criativa. A partir do nível Intermediário temos aulas de Técnicas Clássica e Contemporânea, Ballet de Repertório e aulas teóricas. Nos níveis Avançados acrescentamos Estágio Supervisionado. Existem, ainda os Grupos de Dança Infantil, Junior, Juvenil, Adulto e Contemporâneo que representam a Escola nos mais importantes festivais e mostras de dança do País.

As aulas são para interessados, a partir dos 3 anos.

 

Alessandra Fioravante
Ballet Clássico, Dança Contemporânea
conheça meu currículo

Caren Polido Ferreira
Ballet Clássico, Repertório
conheça meu currículo

Cláudia Hirota
Ballet Clássico, Repertório, Estágio
conheça meu currículo

Daniella Rocco
Dança Contemporânea, Ballet Clássico, Núcleo de Pesquisa Contemporânea
conheça meu currículo

Fátima Silva
Ballet Clássico, Repertório, Grupos de Dança Júnior, Juvenil e Adulto
conheça meu currículo

Márcia Aparecida Vicário
Ballet Clássico, Repertório, Grupo de Dança Infantil
conheça meu currículo

Morisa Garbelotto
Ballet Clássico
conheça meu currículo

 

Os grupos de dança da Fundação das Artes são oferecidos como atividade extracurricular. A existência desses grupos possibilita a descoberta de novos talentos e permite trabalhá-los mais profundamente, por meio de ensaios e aulas diferenciadas, ajudando a aperfeiçoar a técnica individual de cada um. Possibilita aos alunos trabalhar ballets tradicionais de repertório, além do contato com outros estilos dentro da dança clássica.

Por outro lado, os grupos também levam o nome da Instituição, participando de festivais e apresentações em nível nacional, possibilitando aos alunos a vivência de palco e trocando experiência com outros grupos. Assim, os estudantes começam a amadurecer seu lado profissional.

Os grupos vêm, a cada ano, acumulando premiações e menções em alguns dos principais festivais do país, já sendo, portanto, responsáveis pela projeção do nome da escola no cenário da dança.

Em 1998, cria-se a Companhia de Dança Juvenil, trazendo como integrantes alunas ainda em formação. É um grupo clássico que desenvolve trabalhos livres e de repertório (conjunto, pas de deux e variações), tendo alcançado primeiros lugares no Festival de  Dança de Joinville, Passo de Arte, Dança Ribeirão, Festival Bravos, entre  outros.

A  Companhia de Dança - Núcleo Adulto, criada no mesmo ano, com integrantes  formados pela Fundação e convidados, parte para uma linha contemporânea, desenvolvendo produções como: Deixa Acontecer, com músicas e poemas de Vinícius de Moraes; Resta 1,  em que brincou-se com o tema por meio da dança-teatro. Em 2002, se lança profissionalmente como Stacatto Companhia de Dança, com o trabalho Yin, de Ivonice Satie, sob direção artística de Caren Polido Ferreira. Dentre os coreógrafos com quem também trabalharam estão Luiz Ferron  e  Miriam Druwe. Embora essa Companhia tenha se desligado da FASCS, serviu como um necessário impulso para a formação e motivação de novos grupos. Assim, integrantes das demais formações da escola continuam a desenvolver-se e alunas passam a ser contratadas por elencos profissionais ou partem pra aperfeiçoamento no exterior.

Os três atuais grupos começaram a constituir-se em 2006, quando forma-se o Grupo Infantil e, em 2008,  surge o Grupo Junior. O Núcleo de Pesquisa Contemporânea foi formado em 2010 e iniciou suas apresentações com o Espetáculo Lengalengaresgatando a cultura folclórica brasileira infantil e recriando o  universo da criança em um mundo em que as lendas, parlendas, mitos, contos e cantos fazem parte da brincadeira...

 

A aluna Natália Gil, formada pela Escola de Dança da Fundação das Artes em 2009 participou do V Congresso de Dança no Rio de Janeiro
Danca

A dupla participou do:

V Congresso de Dança e II Concurso Internacional de Dança
Campos dos Goytacazes, RJ
Teatro Municipal Trianon
O Congresso aconteceu de 26 a 31 de agosto, e o Grupo de Dança da Fundação se apresentou no dia 30, com Natalia Gil e Pedro Rizzi...

Os prêmios foram:

- 1o lugar na Grand Pas de Deux de Repertório Avançado (Natália e Pedro)
- 1o lugar na variação feminina avançada (Natália)
- Prêmio de melhor bailarina do congresso (Natália)
- Prêmio de melhor bailarino do congresso (Pedro)
- Prêmio de R$ 500,00 em dinheiro (melhor trabalho na categoria avançada)
- A bailarina Natália ganhou um figurino
- O bailarino Pedro ganhou prêmios da Capezio
- O casal ganhou a vaga para dançar no Tanzolymp. na Alemanha
- A bailarina Natália ganhou vaga para o Summer Joffrey Ballet.

Os dados dos trabalhos são:
Grand Pas de Deux de Paysant
Categoria Avançada
Remontagem: Fátima Silva e Caio Santos
Grupo de Dança da Fundação das Artes: Natália Gil e Pedro Rizzi

Variação Feminina de Giselle
Categoria Avançada
Remontagem: Fátima Silva
Grupo de Dança da Fundação das Artes: Natália Gil

A Fundação das Artes, com muito orgulho, parabeniza o casal e, em especial, a bailarina, Natália Gil, por mais essa conquista.

Formanda da Escola de Dança da Fundação das Artes participa de seletiva do Ballet Bolshoi
Danca

A bailarina brasileira Priscilla Yokoi, que figura entre as dez melhores do mundo, visitou comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, em São Paulo. O objetivo é oferecer às meninas carentes a oportunidade de aprender os caminhos da dança e seguir para a companhia do Ballet Bolshoi do Brasil. As visitas têm também o objetivo de realizar um intercâmbio cultural entre essas comunidades e personalidades internacionais do ballet. Foram 54 inscritas e entre elas Thaís Oliveira, aluna e formanda da Escola de Dança da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Após essa seletiva, as alunas irão passar 5 dias em Paulinea para novas seleções.

A Escola do Teatro Bolshoi é uma das mais tradicionais do mundo. Ela foi criada na Rússia, em 1773. O Brasil é o único lugar que possui um Ballet Bolshoi fora do país europeu. A escola abriu as portas no ano 2000, em Joinville, interior do estado de Santa Catarina.

O programa Hoje em Dia da Tv Record, passará entre 10h e 12h a entrevista falando sobre esse projeto e nossa aluna Thais Oliveira estará presente.

BAILARINA DA ESCOLA DE DANÇA DA FUNDAÇÃO DAS ARTES É APROVADA PARA INTEGRAR UMAS DAS MAIORES COMPANHIAS DO MUNDO
Danca

A aluna da Escola de Dança da Fundação das Artes, Glaucia Rocha, realizou uma audição para participar do Espetáculo "O Quebra-Nozes" da companhia Cisne Negro.
No total, 42 bailarinas passaram pela audição, mas apenas nove foram aprovadas, e Glaucia foi uma das selecionadas.
A audição foi realizada em duas etapas: sendo a primeira; aula eliminatória e a segunda etapa; teste coreográfico. A Cia Cisne Negro fará 16 apresentações no Teatro Alfa, e uma temporada de três meses de ensaio.

 A Fundação das Artes parabeniza, com muito orgulho, a bailarina, Glaucia Rocha, por mais essa conquista.