Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul Prefeitura de São Caetano do Sul
Fundação das Artes

Curso de Dança
Clique aqui para ampliar
créditos:
Clique aqui para ampliar
créditos: Alceu Bett
Clique aqui para ampliar
créditos:
Clique aqui para ampliar
créditos: Ana Paula Lazari
Clique aqui para ampliar
créditos:
Clique aqui para ampliar
créditos: Ana Paula Lazari
Clique aqui para ampliar
créditos: Amir Sfair Filho
Clique aqui para ampliar
créditos: Amir Sfair Filho
Clique aqui para ampliar
créditos: Alceu Bett
Clique aqui para ampliar
créditos: Amir Sfair Filho
Clique aqui para ampliar
créditos: Alceu Bett

A Escola de Dança desenvolve um processo educacional que não  se  resume, simplesmente, em aquisição de habilidades, mas contribui para o desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.
O aprimoramento da dança favorece a criatividade, o processo de construção  do conhecimento e é um instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.

Ainda promove os espetáculos anuais, que favorecem e reforçam o aprendizado assimilado pelos alunos, durante o processo educacional.
Existem, ainda, os Grupos de Dança Infantil, Junior, Juvenil, Adulto e Contemporâneos, que representam a Escola em diversos eventos e nos mais importantes festivais e mostras de dança do País.

Ao mesclar técnica, estética, plasticidade e identidade corporal, nota-se que o aluno desenvolve caminhos próprios para se tornar um ótimo profissional.

 

Baby Class,  Iniciante e Preparatório

A partir dos 3 anos de idade, a  escola  oferece a técnica de Ballet Clássico, por meio da prática, exercida de forma lúdica, visando o trabalho de coordenação motora, desenvolvimento musical e expressão corporal dentro da dança.
Baby Class ( 3 e 4 anos)  - duas aulas semanais.
Iniciantes ( 5 e 6 anos) - três aulas semanais.
Preparatórios ( 7 e 8 anos sem experiência) - três aulas semanais.

1º e 2º ano

Além da técnica clássica, inclui-se no curso, introdução teórica e a dança criativa que permite a exploração de inúmeros movimentos, com a propriedade de comunicar e expressar emoções por meio de estímulos diferenciados.
A partir de 8 anos (com experiência) - seis aulas semanais.

3º , 4º, 5º e 6º ano

É oferecida a técnica clássica, ballet de repertório, dança contemporânea , aulas teóricas, alongamento e fortalecimento para uso de sapatilha de ponta.
A partir de 10 anos - 11 aulas semanais.

7º e 8º  ano

A Inclusão de Práticas Pedagógicas, composta de aulas teóricas e prática de ensino orientada pelas professoras, possibilita ainda uma relação aluno – aprendizagem – professor que permitirá uma formação completa do bailarino, tornando-o apto para atuar em diversos setores da dança,  com responsabilidade e segurança. Ainda a partir desse nível, aulas de anatomia reforçam o conhecimento sobre o próprio corpo.
15 aulas semanais.

 

Alessandra Fioravante
Ballet Clássico, Dança Contemporânea
conheça meu currículo

Caren Polido Ferreira
Ballet Clássico, Repertório
conheça meu currículo

Cláudia Hirota
Ballet Clássico, Repertório, Estágio
conheça meu currículo

Daniella Rocco
Dança Contemporânea, Ballet Clássico, Núcleo de Pesquisa Contemporânea
conheça meu currículo

Fátima Silva
Ballet Clássico, Repertório, Grupos de Dança Júnior, Juvenil e Adulto
conheça meu currículo

Márcia Aparecida Vicário
Ballet Clássico, Repertório, Grupo de Dança Infantil
conheça meu currículo

Morisa Garbelotto
Ballet Clássico
conheça meu currículo

 

Os grupos de dança da Fundação das Artes são oferecidos como atividade extracurricular. A existência desses grupos possibilita a descoberta de novos talentos e permite trabalhá-los mais profundamente, por meio de ensaios e aulas diferenciadas, ajudando a aperfeiçoar a técnica individual de cada um. Possibilita aos alunos trabalhar ballets tradicionais de repertório, além do contato com outros estilos dentro da dança clássica.

Por outro lado, os grupos também levam o nome da Instituição, participando de festivais e apresentações em nível nacional, possibilitando aos alunos a vivência de palco e trocando experiência com outros grupos. Assim, os estudantes começam a amadurecer seu lado profissional.

Os grupos vêm, a cada ano, acumulando premiações e menções em alguns dos principais festivais do país, já sendo, portanto, responsáveis pela projeção do nome da escola no cenário da dança.

Em 1998, cria-se a Companhia de Dança Juvenil, trazendo como integrantes alunas ainda em formação. É um grupo clássico que desenvolve trabalhos livres e de repertório (conjunto, pas de deux e variações), tendo alcançado primeiros lugares no Festival de  Dança de Joinville, Passo de Arte, Dança Ribeirão, Festival Bravos, entre  outros.

A  Companhia de Dança - Núcleo Adulto, criada no mesmo ano, com integrantes  formados pela Fundação e convidados, parte para uma linha contemporânea, desenvolvendo produções como: Deixa Acontecer, com músicas e poemas de Vinícius de Moraes; Resta 1,  em que brincou-se com o tema por meio da dança-teatro. Em 2002, se lança profissionalmente como Stacatto Companhia de Dança, com o trabalho Yin, de Ivonice Satie, sob direção artística de Caren Polido Ferreira. Dentre os coreógrafos com quem também trabalharam estão Luiz Ferron  e  Miriam Druwe. Embora essa Companhia tenha se desligado da FASCS, serviu como um necessário impulso para a formação e motivação de novos grupos. Assim, integrantes das demais formações da escola continuam a desenvolver-se e alunas passam a ser contratadas por elencos profissionais ou partem pra aperfeiçoamento no exterior.

Os três atuais grupos começaram a constituir-se em 2006, quando forma-se o Grupo Infantil e, em 2008,  surge o Grupo Junior. O Núcleo de Pesquisa Contemporânea foi formado em 2010 e iniciou suas apresentações com o Espetáculo Lengalengaresgatando a cultura folclórica brasileira infantil e recriando o  universo da criança em um mundo em que as lendas, parlendas, mitos, contos e cantos fazem parte da brincadeira...