INSCRIÇÕES ONLINE



A Fundação das Artes é uma das mais antigas instituições de ensino de artes no estado de São Paulo em atividade contínua que, desde 1968, oferece cursos livres e técnicos nas linguagens de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A Instituição desenvolve atividades pedagógicas e proporciona a seus estudantes experiências de criação e difusão artística voltadas para a prática coletiva.

As orientações completas sobre o formato de testes e audições para o 2º semestre de 2022, bem como dúvidas técnicas das linguagens artísticas serão informadas através do e-mail cadastrado no ato da inscrição. Para alunos menores de 18 anos, as inscrições devem ser realizadas pelos pais ou responsáveis.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4239-2020, ou pelo e-mail fascs@fascs.com.br

Período
De 28 de maio a 26 de junho de 2022, pelo site

Resultado
12 de julho

Matrícula
De acordo com a disponibilidade de vagas e classificação, será realizada presencialmente na Fundação das Artes, nas seguintes datas: 12 a 16 de julho. De 2ª a 6ª, das 10h às 20h e no sábado, das 9h às 12h.

Documentos necessários
2 Fotos 3x4 recentes;
Cópia simples de Comprovante de residência (conta de água, energia elétrica, telefone);
Cópia simples do RG ou Certidão de Nascimento;
Cópia simples do CPF (para menores de 18 anos, CPF dos pais ou responsável).
Para os alunos ingressantes nos Cursos Técnicos em Teatro além dos documentos acima são necessários os seguintes comprovantes:
Cópia simples do Histórico Escolar do Ensino Médio;
Cópia simples do Certificado de Reservista;
Cópia simples do Título de Eleitor e Comprovante de votação na última eleição;
Cópia simples da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (além da Cópia do RG).

Início das Aulas
3 de agosto de 2022

Inscrição para pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência, autismo, distúrbios de aprendizagem ou outras condições diferenciadas devem seguir os mesmos procedimentos para a inscrição, indicando no campo específico a informação necessária para o devido acompanhamento das necessidades especiais.

A partir destas informações, as professoras responsáveis pelo Programa de Apoio Pedagógico à Inclusão (PAPI) entrarão em contato para conduzir adequadamente o trabalho. Para maiores detalhes e/ ou informações, enviar e-mail para: papi@fascsconectada.com.br

Programa de Bolsa de Estudos
O Edital com as informações completas e o regulamento do Programa de Bolsas de Estudos será publicado no site da Instituição.
São oferecidas Bolsas de Estudos para os alunos em duas modalidades:

- Bolsa Monitoria: destinada a alunos em geral interessados em integrar núcleos de pesquisa, atividades acadêmicas, organismos artísticos, apoio técnico e grupos da Instituição.

- Bolsa Munícipe: destinada a moradores de São Caetano do Sul na forma de descontos integrais ou parciais, nas mensalidades, obedecendo os critérios do edital.

Atenção: é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado.

Inscreva-se

Escola de Artes Visuais

Tem por objetivo aprimorar a prática plástica dos alunos a partir da pesquisa e da experimentação de técnicas como meio para o desenvolvimento da criatividade e de sua poética. Nas propostas desenvolvidas em aula, o aluno é estimulado a dialogar e analisar sua produção, criando o hábito de refletir e fundamentar os processos criativos.

Os cursos do Ateliê Adulto têm como objetivo levar o aluno a passar por experimentações nas linguagens de Iniciação em Artes Visuais, Desenho, Xilogravura, Cerâmica, Gravura em Metal, Aquarela. Para os alunos que concluem o curso e desejam dar continuidade na pesquisa de linguagem plástica, a Fundação das Artes oferece aulas de desenvolvimento de projetos auxiliando na realização de seu projeto pessoal.

Ateliê Iniciante (5 a 8 anos)
Períodos de aula: Turma A (quarta, 08h50 às 11h20) ou Turma B (segunda, 16h30 às 18h50)

Ateliê Infantil (9 a 12 anos)
Períodos de aula: Turma A (terça e quinta, 14h às 16h30), Turma B (quarta e sexta, 8h50 às 11h20); Turma C (quarta e sexta, 13h30 às 15h30); Turma D (sábado, 8h às 10h)

Ateliê Juvenil (13 a 17 anos)
Períodos de aula: Turma A (terça e quinta, 16h30 às 18h50), Turma B (quarta e sexta, 16h30 às 18h50) e Turma C (sábado, 10h30 às 12h30)

Pré-inscrição: Os campos “Carta de Interesse” e “Experiência Anterior” são de preenchimento facultativo. A escolha efetiva da turma se dará no período de Matrícula, após a divulgação dos resultados.

Ateliê Adulto (a partir de 18 anos)
Ateliê Cerâmica 1: segunda, 19h30 às 22h10
Desenho: terça, 19h30 às 22h10
Ateliê Aquarela 1: quarta, 19h30 às 22h10

Ateliê Gravura:quinta, 19h30 às 22h10
Ateliê Pintura:sexta, 19h30 às 22h10

Pré-inscrição: Os campos "Carta de Interesse” e "Experiência Anterior" devem ser preenchidos.
Caso o interessado não tenha experiência anterior com artes, informar na Carta a opção pelo curso Ateliê Adulto Iniciante, adequado para os alunos estabelecerem os primeiros contatos com as Artes Visuais. Os interessados que possuem experiências anteriores devem informar na carta a opção pela técnica: Desenho, Pintura, Aquarela, Gravura ou Cerâmica.

Inscreva-se

Escola de Dança

O curso de Ballet Clássico é voltado para crianças a partir dos três anos de idade, conforme a seguinte organização curricular: Técnica Clássica (aulas práticas e teóricas); Dança Criativa ou Contemporânea, Ballet de Repertório, Anatomia e Práticas de Ensino; e Aulas de duas a cinco vezes na semana em horários variados a definir de acordo com a fase/nível dos alunos.

Baby Class (3 e 4 anos)
Nascidos entre dezembro de 2017 a dezembro de 2018
Períodos de aula: Manhã, Tarde
A matrícula está condicionada à disponibilidade de vaga e por ordem de inscrição de intenção de vagas.

Iniciante (5 e 6 anos)
Nascidos entre dezembro de 2015 a dezembro de 2016
Períodos de aula: Manhã
A matrícula está condicionada à disponibilidade de vaga e por ordem de inscrição de intenção de vagas.

Preparatório (7 e 8 anos)
Nascidos entre dezembro de 2013 a dezembro de 2014
Períodos de aula: Manhã
A matrícula está condicionada à disponibilidade de vaga e por ordem de inscrição de intenção de vagas.

Nivel 1
Nascidos a partir de 2012
Períodos de aula: Manhã ou Tarde
Pré-inscrição:Será necessário teste presencial no dia 04 de julho - 14h. A escolha efetiva da turma se dará no período de matrícula que ficará condicionada à disponibilidade de vagas.

Nível 2
Nascidos a partir de 2012
Períodos de aula: Manhã ou Tarde
Pré-inscrição:Será necessário teste presencial no dia 04 de julho - 15h. A escolha efetiva da turma se dará no período de matrícula que ficará condicionada à disponibilidade de vagas.

Nível 3
Nascidos a partir de 2010
Períodos de aula: Tarde
Pré-inscrição:Será necessário teste presencial no dia 04 de julho - 16h. A escolha efetiva da turma se dará no período de matrícula que ficará condicionada à disponibilidade de vagas

Nível 4
Nascidos a partir de 2009
Períodos de aula: Noite
Pré-inscrição:Será necessário teste presencial no dia 04 de julho - 17h.A escolha efetiva da turma se dará no período de matrícula que ficará condicionada à disponibilidade de vagas.

Os responsáveis devem preencher os campos “Experiência Anterior”, detalhando o conhecimento da linguagem clássica. A escolha efetiva da turma se dará no período de matrícula, após a publicação dos resultados da pré-inscrição e dos testes. A matrícula fica condicionada à disponibilidade de vagas.

Inscreva-se

Escola de Música

Oferece cursos de formação musical sem limite de idade. Para cursar, o candidato deverá realizar sua pré-inscrição, sendo que:
- Candidatos com 5 e 6 anos de idade deverão se inscrever no curso de Musicalização , indicando a opção de período (manhã ou tarde). A opção deve ser indicada na “Carta de Interesse”.
- Candidatos com 7 a 12 anos de idade deverão se inscrever no curso de iniciação Musical indicando a opção de período e turma de preferência no campo “Carta de Interesse. Também poderão participar da pré-inscrição para aulas individuais de instrumento, devendo ser indicada a opção no ato da inscrição.
- Candidatos com 12 ou mais anos de idade deverão realizar a inscrição no curso de formação musical a fim de participar do processo classificatório que determinará o estágio adequado para ingresso. Também poderão se inscrever para aulas individuais de instrumento, indicando a opção no ato da inscrição

Musicalização (Para crianças de 5 a 12 anos)
Idade mínima: 5 anos completos ou a completar até 31/08/2022 Com duração de até 2 anos, o curso trabalha os princípios básicos da música por meio de vivências e jogos musicais. Tem por objetivo geral despertar o prazer de ouvir e fazer música, por meio de atividades diversas

Os responsáveis pelas crianças que tenham interesse pelo curso de Musicalização deverão preencher o campo "Carta de Interesse" e indicar a turma e período desejado. O preenchimento do campo "Experiências anteriores" é facultativo.

Importante: Não serão realizadas webconferências ou entrevistas na pré-inscrição.

Iniciação Musical (para crianças entre 7 e 12 anos)
Idade mínima: 7 anos completos ou a completar até 31/08/2022
Idade máxima: 12 anos completos ou a completar até dezembro/2022

Estruturado em fases anuais, o curso de Iniciação Musical tem por objetivo promover a alfabetização musical por meio de atividades teóricas e práticas, organizadas em duas aulas semanais – aula teórica e aula de Prática de Conjunto.
Nas aulas teóricas, as crianças estudam conceitos relacionados à linguagem musical, incluindo leitura, escrita e apreciação de repertório, dentre outros. Nas aulas de Prática de Conjunto são abordados princípios instrumentais, com repertório diversificado e adequado à faixa etária de cada grupo.

IMPORTANTE:
1)Crianças com 7 anos ou mais também poderão participar do processo classificatório de instrumento, neste caso indicando a opção Curso Musicalização + Instrumento. É necessário escrever no campo indicado o nome do instrumento (ou dos instrumentos) para o qual deseja se inscrever e seguir as orientações que serão enviadas pelos/as professores/as responsáveis. Há opções de instrumento com outros limites de idade, e em caso de inadequação, os casos serão comunicados e orientados individualmente.
2)É importante observar que as aulas de instrumento, para aquelas crianças que forem contempladas com as vagas, são consideradas uma terceira atividade dentro do curso e são individuais.
3)Crianças que completarem 13 anos no primeiro semestre de 2022 devem se inscrever no curso de Introdução Musical.
4)Os inscritos receberão comunicado pelo(s) contato(s) cadastrado(s) no ato da inscrição, com informações e demais orientações para efetivar a matrícula, levando em conta as vagas disponíveis em cada turma e período.
Os responsáveis deverão preencher o campo "Carta de Interesse" indicando a turma e período desejado (horários da aula teórica e horários da aula de Prática de Conjunto). O preenchimento do campo "Experiências anteriores" é facultativo.

Dúvidas relativas aos aspectos pedagógicos podem ser encaminhadas para o e-mail musicalizacao@fascsconectada.com.br. Dúvidas relativas aos aspectos administrativos (valores de mensalidade, forma de pagamento, solicitação de bolsas, etc), devem ser encaminhadas diretamente para fascs@fascs.com.br

Formação Musical ou Introdução Musical (a partir dos 12 anos)

O curso de Introdução Musical tem duração de um semestre e é destinado aqueles que nunca tiveram experiência com estudo de Música. Neste serão apresentadas noções básicas das propriedades do som e escrita musical, sendo também preparatório para ingresso no curso de Formação Musical. A carga horária do curso de Introdução Musical será de 4 (quatro) horas/aula semanais, uma vez por semana, sendo elegível o período (tarde, noite ou sábado).

O curso de Formação Musical (Nível 1) é o primeiro módulo do curso livre, no qual serão apresentados os conceitos, grafia e utilização dos símbolos musicais, noções iniciais de escrita rítmica e melódica, e prática vocal coletiva. A carga horária deste módulo será de 8 horas/aula semanais, divididas em dois dias da semana, ou aos sábados.

A pré-inscrição não possui caráter eliminatório, e não é necessária experiência, pois os testes que determinarão o curso e estágio que o candidato poderá se matricular. Os candidatos poderão também neste momento se inscrever para processo classificatório de Instrumento.
Este processo acontecerá presencial, no dia 03 de julho de 2022, na Fundação das Artes, com horário a ser confirmado posteriormente pelo e-mail indicado no ato da inscrição.
Além desta etapa, os processos classificatórios de Instrumento estão previstos para ocorrer nos dias 04, 05 e 06 de julho de 2022. Os horários e detalhes serão comunicados pelos contatos indicados no ato da inscrição. Solicitamos aos inscritos que fiquem atentos à caixa de entrada de seu e-mail, e que verifique sempre a caixa de spam.
O candidato poderá ser classificado para o curso de Introdução Musical ou para o curso de Formação Musical.
Após o resultado da etapa acima descrita, será oferecida a oportunidade para que candidatos com experiência musical possam realizar prova facultativa de adequação de nível e ingresso em níveis mais adiantados;

PROCESSOS CLASSIFICATÓRIOS DE INSTRUMENTO

As aulas de instrumento oferecidas são: bateria, canto, clarinete, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, eufônio, fagote, flauta doce, flauta transversal, guitarra, oboé, percussão popular, percussão erudita, piano clássico, piano popular, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola, violão clássico, violão popular, violino e violoncelo.
Os candidatos serão avaliados por professores especializados. As bancas acontecerão de forma presencial.
Todas as orientações serão comunicadas aos candidatos e/ou responsáveis através dos contatos cadastrados na inscrição.
O resultado é classificatório e não eliminatório, gerando lista de espera válida semestralmente para todos os candidatos que não obtenham uma vaga de imediato.

IMPORTANTE: Caso o candidato realize processo classificatório para mais do que um instrumento e seja também aprovado em mais de um, deverá optar por cursar um único instrumento.

Inscreva-se

Escola de Teatro

A Fundação das Artes é uma instituição de referência no ensino de teatro desde sua criação, em 1968. Com projeto pedagógico criativo, fruto do percurso continuado da experiência da equipe docente, oferece formação nas modalidades Livre e Técnica.

Teatro Infantil (7 a 10 anos) e Juvenil (11 a 13 anos)
As crianças aprendem brincando por meio de exercícios de desinibição, de interpretação, de improviso e de concentração, além de jogos tradicionais, teatrais e dramáticos. Aqui, o Teatro é utilizado, principalmente, como meio de sociabilização, integração e desenvolvimento da consciência.

Período de aula Teatro Infantil: sábado, das 8h às 10h
Período de aula Teatro Juvenil sexta-feira, 15h40 às 18h10
Pré-inscrição: Os responsáveis pelos interessados deverão efetuar a inscrição e anexar/enviar uma carta de interesse (no máximo uma página) com a descrição dos objetivos em relação ao curso. Na inscrição presencial, entregar na Secretaria. Após a inscrição o responsável receberá um link para preenchimento de um formulário para efetivação da matrícula.

Teatro Adolescente (14 a 17 anos)
Curso que tem o objetivo de estabelecer a arte como um caminho para a comunicação e a autoexpressão, sem esquecer da percepção enquanto indivíduo que pode e deve agir para uma sociedade melhor. Serão trabalhados os princípios básicos do teatro, que são a observação e a escuta, o trabalho em grupo, a criação artística, a compreensão e o respeito sobre o fazer artístico e a apreciação da arte, agregando-os às suas carreiras profissionais e a seus grupos sociais.

Período de aula Teatro Adolescentequarta, das 14h às 17h20
Pré-inscrição: Os responsáveis pelos interessados deverão efetuar a inscrição e anexar/enviar uma carta de interesse (no máximo uma página) com a descrição dos objetivos em relação ao curso. Na inscrição presencial, entregar na Secretaria. Após a inscrição o responsável receberá um link para preenchimento de um formulário para efetivação da matrícula.

Iniciação em Teatro (a partir 17 anos)
O curso tem duração de um semestre e é ideal para quem nunca fez teatro ou para quem busca ferramentas para desinibir-se, melhorar a comunicação e a expressão, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Período de aula Iniciação em TeatroQuinta-feira, das 19h30 às 22h10 ou sábado, das 10h às 12h40
Pré-inscrição: Os responsáveis pelos interessados deverão efetuar a inscrição e anexar/enviar uma carta de interesse (no máximo uma página) com a descrição dos objetivos em relação ao curso. Na inscrição presencial, entregar na Secretaria. Após a inscrição o responsável receberá um link para preenchimento de um formulário para efetivação da matrícula

Curso Técnico em Teatro (a partir 18 anos)
São ofertadas práticas semestrais de Interpretação, Expressão Corporal e Vocal, além de disciplinas voltadas para Improvisação, Maquiagem e Caracterização, Experimentações Estéticas e Canto. As aulas teóricas abrangem História do Teatro, Estética Teatral, Produção, Fundamentos da Pesquisa, Ética, Análise de Texto. A partir do primeiro semestre, o estudante participa da Mostra de Teatro com apresentações públicas de aulas abertas, exercícios cênicos e, ao final do curso, há a prática de montagem e apresentações de espetáculo no teatro da instituição durante dois meses, propiciando a experiência do ponto-de-vista artístico e técnico de uma temporada teatral. A prática também é potencializada por meio de convites para participar de mostras e festivais, realizados pela própria escola ou outras instituições culturais. O curso oferece ainda os núcleos de Práticas Artísticas, Técnicas e Experimentais (Patex), que complementam a matriz curricular com a oferta de núcleos de pesquisa e investigação, tais como Pedagogia do Teatro, Multimídia e Memória, Teatro de Rua, Comédia, Sombras, Butô, Viewpoints, Canto, Dramaturgia, Iluminação Cênica. O Curso Técnico em Teatro tem duração de sete semestres e possibilita obter o registro profissional.

Período de aula Curso Técnico em Teatro De segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h50 e sábados, das 14h às 18h (Atividades complementares poderão ser realizadas em outros horários).
Pré-inscrição: Os interessados deverão efetuar a inscrição e anexar/enviar uma carta de interesse (no máximo uma página) com a descrição de: (1) objetivos em relação ao curso, (2) cursos e experiências anteriores em teatro. Na inscrição presencial, entregar na Secretaria.

Nos dias 05 e 06 de julho, terça e quarta, às 19h - O candidato deve comparecer presencialmente nos dois dias de prova. O não comparecimento ou a não assinatura da lista de presença acarretará automaticamente na eliminação do candidato. Não haverá revisão de provas e resultados da avaliação realizada pela banca examinadora serão irrecorríveis. Os casos omissos serão resolvidos pela banca examinadora.

Os candidatos deverão estar presentes com 30 (trinta) minutos de antecedência, impreterivelmente. Dependendo da quantidade de candidatos, as provas poderão ser realizadas todas na terça.

Provas
Ocorrerão as seguintes atividades:
1. Entrega da Carta de intenção realizada no ato da inscrição
2. Redação (trazer caneta e lápis)
3. Atividades Práticas de Integração
4. Entrevista
1. CARTA DE INTENÇÃO
No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o porquê de sua escolha e, consequentemente, o Curso Técnico da Escola de Teatro da Fundação das Artes.

2. REDAÇÃO
A partir de um tema sobre teatro, o candidato desenvolverá suas percepções por meio de uma dissertação. Fluência da escrita, questões ortográficas e gramaticais serão avaliadas nesta prova.

3. ATIVIDADES PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO
Por meio de jogos de integração, improviso e exercícios de expressão corporal, serão avaliados: disposição, prontidão, postura, repertório expressivo, criatividade e trabalho coletivo. Os candidatos deverão trazer roupas adequadas para a prática de atividade física (camisetas longas e moletons são indicados). É importante ressaltar que os mesmos farão os exercícios descalços

4. ENTREVISTA
O candidato será entrevistado individualmente, por uma banca composta por professores da Escola de Teatro.

Inscreva-se

Resultados

Artes Visuais
Artes Visuais

Dança
Dança

Música (Musicalização, Teoria Musical, Instrumentos)
Musicalização
Teoria Musical
Instrumentos

Teatro
Teatro