música

Referência nacional no ensino de música há décadas, a Escola de Música da Fundação das Artes oferece cursos de alta qualidade, ministrados por artistas estudiosos da área (vários com títulos de Especialista, Mestre ou Doutor), em aulas que contam com o rigor que a plena realização da formação musical exige.

A Escola desenvolve um processo contínuo de avaliação para verificar o andamento do aluno, face aos objetivos propostos, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos (porém sem desrespeitar o conteúdo programático), dando especial atenção aos aspectos de compreensão da matéria, qualidade e apresentação dos trabalhos, em que serão considerados rendimento escolar e assiduidade.

Os estágios supervisionados, referentes aos Cursos Técnicos em Canto e Técnico em Música, obedecerão os mínimos previstos para cada habilitação e serão realizados pelos alunos em instituições ligadas à habilitação correspondente com a orientação e modelos determinados pela Escola.


cursos

Musicalização
Direcionado para crianças entre 5 e 6 anos, o curso de Musicalização que tem duração, no máximo de 2 anos, trabalha os princípios básicos da música por meio de vivências e jogos musicais. Tem por objetivo geral despertar o prazer de ouvir e fazer música de boa qualidade.

Iniciação Musical
Direcionado para crianças de 7 a 11 anos, o curso de Iniciação Musical tem por objetivo trabalhar a alfabetização musical por meio de aulas teóricas e práticas. Nas aulas práticas, os alunos de Canto Coral desenvolvem repertório do cancioneiro infantil e folclórico brasileiro, trabalhando postura e afinação vocal. Nas aulas de Prática Orquestral são trabalhados princípios instrumentais, com repertório diversificado.

Básico e Introdução Musical
Para alunos com 12 anos ou mais, que não possuem conhecimento musical. São trabalhados os princípios musicais por meio de aulas teóricas e vivências. Tem duração de 1 semestre.
Observação: É necessário que o aluno faça a inscrição para ingressar no curso

Formação Musical
A partir dos 12 anos, destinado a interessados que tenham pouco ou nenhum conhecimento musical. O desenvolvimento se dá por meio de aulas de Percepção, Rítmica, Canto Coral, Estruturação/Harmonia e Apreciação Musical. O curso de Formação Musical é um curso livre que tem duração de 6 semestres. Após a conclusão deste, o aluno interessado pela profissionalização têm a opção de ingresso no curso Profissionalizante

Profissionalizante
Técnico em Música e Técnico em Canto 
Pré-requisito: ter concluído o Ensino Fundamental ou estar cursando o Ensino Médio; realizar recital com programa mínimo determinado pela escola; ser aprovado em todas as disciplinas no Nível VI do curso livre ou ser aprovado em teste classificatório realizado pela escola de música da Fundação das Artes.
Duração: 4 semestres (Profissionalizante I ao IV) 
Cursos de instrumento oferecidos pela Escola: bateria/percussão, canto, clarineta, contrabaixo acústico/elétrico, eufônio, fagote, flautas doce e transversal, guitarra, oboé, piano clássico/popular, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola, violão clássico/popular, violino, violoncelo.

professores

Ale Damasceno
Bateria

Alexandre Biondi
Percussão e Rítmica

Alexandre Brasa  
Violino, Viola e Camerata de Cordas

Ana Maria Carvalho Chamorro
Violoncelo

Cássia Paula Bernardino
Percepção Musical e Correpetição
conheça meu currículo

Cesar Henrique Rocha Franco
Apreciação Musical, Estruturação Musical, Contraponto e Harmonia

Clara Bastos
Contrabaixo Elétrico

Cláudia Elena Siste de Assumpção
Piano Clássico

Cláudia Neves Pinto
Canto Lírico

Claudio Tegg
Piano Clássico

Daniel Volpin
Canto Coral, Estruturação Musical, Percepção Musical, Apreciação Musical, Canto Para Ator, regente do Coro de Repertório

Danilo Zangheri
Apreciação Musical, Percepção Musical, Rítmica e Contrabaixo acústico

Deusenil Santos
Trompa e grupo de Trompas

Dinho Gebara
Rítmica, Bateria e Grupo de Percussão

Dorothéia Elke Gruber
Violino, Camerata de Cordas

Fábio Ramazzina
Violão Clássico e Quarteto de Violões

Geraldo Olivieri Junior
Viola, regente da Orquestra Jovem

Gesiel Villarubia
Apreciação, Análise Musical e Violão erudito

Gerson Frutuoso
Contrabaixo Acústico

Guilherme Oliveira
Apreciação, Canto Coral, Percepção Musical e História da Música

Jorge Ervolino
Música Popular e Guitarra

José Ivo da Silva
Clarineta, Grupo de Clarinetas

Lisbeth Soares
Musicalização, Apoio Pedagógico
conheça meu currículo

Marcelo Francisco José
Guitarra

Marcelo Gomes
Guitarra

Marcelo Lopes
Trompete

Maria Cecília de Oliveira
Canto e regente do Coro de Repertório
conheça meu currículo

Maria Domitila Padovani Pinto
Piano Clássico, Percepção Musical e Canto Coral

Marília Pini
Viola

Mário Cesar Pereira da Silva
Piano Popular

Mário Checchetto
Saxofone

Marta Roca
Flauta Doce e Rítmica

Maurílio Silva
Estruturação, Flauta Doce e Grupo de Flautas doces

Mary de Macedo Rodrigues
Fagote, Canto Coral e Introdução Musical

Milena Miotto
Flauta Transversal, Estruturação Musical, Rítmica e Prática Musical
conheça meu currículo

Nelton Essi
Bateria

Nikolay Alipiev Genov
Trompa e grupo de Trompas

Noemi Munhoz
Rítmica e Estruturação Musical

Ogair Rosa da Silva Junior
Piano Popular, Combos e regente da Big Band
conheça meu currículo

Paola Picherzky
Violão, Orquestra de Violões

Raquel Gonçalves
Oboé, Estruturação Musical

Roberto Rivelino de Carvalho
Contrabaixo Elétrico

Rodrigo Braga
Piano Popular, Combos

Rosimary Parra Gomes
Violão Clássico, Música de Câmara
conheça meu currículo

Samanta Okuyama
Estruturação e Violão Popular

Sérgio Assumpção
Percepção Musical

Sérgio Carvalho
Violino

Tatiane dos Santos
Flauta Transversal, grupo de Flautas

Ulisses de Castro
Piano Clássico, Música de Câmara e Correpetição

Valdir Ferreira
Trombone, grupo de Trombones
conheça meu currículo

Vanessa Nonis
Piano Clássico

Viviane Louro
Rítmica, Apoio Pedagógico
conheça meu currículo

Wagner Felix
Percepção Musical e Trompete

Yara Scaglia
Musicalização, Introdução Musical e Prática Musical

Zeito Orestes
Saxofone e Rítmica

organismos

Big Band
Um dos mais antigos grupos em atividade na escola, a Big Band da FASCS passou pela formação de inúmeros músicos profissionais. O grupo é formado por sopros (flautas, clarinetas, saxofones, trompetes e trombones) e "cozinha" (piano, guitarra, baixo, bateria e percussão). Momentos importantes do grupo contaram com a participação de convidados do porte de Roberto Sion e Nelson Ayres. A Big Band é constituída por 20 músicos e tem repertório constituído por clássicos do jazz para esse tipo de formação musical e arranjos inéditos da música  brasileira. O objetivo desse organismo é desenvolver a música de câmara popular no qual os alunos tem a oportunidade de tocar em grupo e iniciarem-se no universo da improvisação.

Cameratas de Cordas
São oferecidas aos alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo como atividade prática obrigatória. Atualmente a escola conta com três grupos (iniciante, médio e adiantado). Os alunos trabalham aspectos técnicos como afinação, sincronia de arcos e articulações, sonoridade etc., e desenvolvem a musicalidade e a interpretação adequada através da abordagem de repertório específico para o nível técnico de cada camerata.

Combos
O combo é uma prática em conjunto destinada a desenvolver a linguagem da música popular. Nesta atividade são formados pequenos grupos instrumentais (trios a quintetos) que vão interpretar o repertório da música brasileira e do jazz. São trabalhados os seguintes aspectos: análise formal e harmônica, criação de arranjo, improviso e consciência da função de cada instrumento no grupo. 

Coro de Repertório
Criado a partir da ampliação do antigo Coral da FASCS, que em maio de 2010, tornou-se um coro de grande porte, com intuito de realizar o repertório sinfônico-coral; sendo desmembrado em três coros distintos entre si, de médio porte, para realização de repertório vocal, a capella e/ou com acompanhamento, conforme as características peculiares atribuídas a cada um desses três coros. 
O atual Coro de Repertório é, acima de tudo, uma proposta de pesquisa e estudo prático da diversidade de Repertório de Música Vocal. Além de promover a integração de docentes e discentes das quatro escolas, tem por finalidade desenvolver, estimular, dinamizar e atender às diversas necessidades artísticas e pedagógicas dentro da Instituição, estendendo-as para toda a comunidade. 
Em sua atual divisão, os ensaios semanais cobrem principalmente (mas, não exclusivamente) o seguinte repertório: 
O Coro I – Música Folclórica e Popular (nacional e estrangeira). 
O Coro II – Negro Spiritual e a Renascença. 
O Coro III – Música Sacra, Ópera e Música Brasileira. 
Há um repertório em comum para os três coros, o qual consiste, pelo menos, de uma obra sinfônico-coral. Dessa forma, os três coros atuam, ora distintamente, ora conjuntamente, de acordo com a programação previamente planejada entre seus regentes.

Grupo de Clarinetas
Atividade da qual participam alunos e ex-alunos de clarineta da escola. A formação do grupo pode variar (trio, quarteto, quinteto), permitindo uma adequação do repertório ao fluxo de alunos em condições técnicas para a participação em cada semestre. Esta prática objetiva o aprimoramento técnico e o desenvolvimento do "fazer música" em conjunto, contribuindo inclusive para a integração dos alunos.

Grupo de Flautas
Esta prática iniciou-se em 2000 com o objetivo de aplicar, diante de um repertório específico para esta formação, recursos técnicos estudados em aula tais como timbres, afinação, dinâmicas, articulações entre tantos outros e ainda para o desenvolvimento da musicalidade e prática musical em conjunto. Já foram executadas obras eruditas bem como obras do repertório popular brasileiro. 
O trabalho, em 2010, ganha destaque. O grupo, batizado de Bem Bolado por seus integrantes, uniu-se ao grupo cênico Trupe do Trapo, para atuarem no show-cênico de música popular brasileira Retalhos Sonoros.

Grupos de Flautas Doce
A FASCS destaca-se por ser uma das poucas escolas de música do país que mantém grupos de flautas doce há pelo menos 30 anos. Trata-se de uma atividade que proporciona aos alunos de flauta doce um primeiro contato com a prática de grupo de seu instrumento. Nesta prática os alunos desenvolvem o repertório específico para a formação ou arranjos, muitos deles escritos especialmente para os grupos, além de desenvolverem a técnica instrumental e a leitura musical. Ao longo de sua história a escola abrigou vários grupos, quartetos em sua maioria, e obteve grandes resultados em concursos e apresentações.

Grupos de Música de Câmara e de Prática de Música Antiga
A disciplina Música de Câmara é destinada aos alunos de canto, piano, violão, flauta doce e instrumentos de orquestra. O destaque da Prática de Música Antiga é que ela tem seu foco, prioritariamente, em composições renascentistas e barrocas. Nesses cursos os alunos são agrupados em pequenas formações camerísticas e são instruídos sobre as etapas de preparação de um repertório previamente selecionado, envolvendo conhecimentos nas áreas técnico-instrumentais, histórica, estilística e social. A preparação das apresentações vai além da formação musical, pois não só os alunos recebem orientações relacionadas à postura e movimentação em palco, como desfrutam de uma infraestrutura que vai desde a iluminação planejada até o tratamento cênico, especialmente nos números dos cantores. As apresentações de música de câmara são muito concorridas e apreciadas pelos alunos e pela comunidade, consequência do sério trabalho realizado.

Grupo de Percussão
Esta tradicional atividade oferecida pela escola tem como principal objetivo proporcionar aos alunos de percussão e bateria uma prática em que possam desenvolver o conteúdo estudado nas aulas. Ao longo do tempo o grupo passou por diversas formações, contribuindo significativamente para a profissionalização de vários percussionistas. No grupo são trabalhadas a precisão rítmica na simultaneidade de instrumentos e a interação, tanto musical quanto social, de seus integrantes.

Grupo de Trombones
O Grupo de Trombones é um grupo formado em 2013 que conta com alunos e ex-alunos de trombone. São trabalhados arranjos para a formação, com o objetivo de desenvolver a prática musical em grupo, indispensável para a formação de um bom músico, principalmente para instrumentistas de metal.

Grupo de Trompas
Os grupos de Trompas da FASCS são grupos criados em 2012 com o intuito de possibilitar a prática coletiva desse instrumento, indispensável para a formação do trompista. Esta prática é uma oportunidade para o músico trabalhar afinação, coesão, dinâmica e repertório, preparando o músico para o posterior ingresso em uma orquestra.

Orquestra Jovem da FASCS
Essa prática é fundamental para o instrumentista de orquestra que visa à profissionalização, é tratada na escola com um enfoque totalmente didático, tanto na escolha do repertório quanto no trabalho técnico de coesão, concepção de sonoridade e equilíbrio. São poucas as escolas de música que podem ofertar a seus alunos uma prática como esta, pois é necessário oferecer cursos de instrumentos pouco conhecidos e estudados, como oboé, fagote e viola, e ter infraestrutura para os ensaios e apresentações, o que torna esta atividade ainda mais especial.

Quarteto de Violões
Trata-se de uma atividade camerística bastante refinada, dirigida aos alunos adiantados de violão. O repertório desenvolvido, original ou arranjado para a formação, exige dos alunos domínio do instrumento e experiência musical. A dedicação dos integrantes, aliada à competente orientação, tornou possível ao grupo atingir um nível musical e de performance tal que fez com que as intenções, inicialmente didáticas, naturalmente se tornassem profissionais. O Quarteto conquistou o 1º lugar no XIII Concurso Nacional de Violão Souza Lima (2002) e o 2º lugar no XX Concurso Nacional Cidade de Araçatuba.

Orquestra de Violões
Essa prática é fundamental para o instrumentista que visa à profissionalização, e é tratada na escola com um enfoque totalmente didático, tanto na escolha do repertório quanto no trabalho técnico de coesão, concepção de sonoridade e equilíbrio. São poucas as escolas de música que podem ofertar a seus alunos uma prática como esta. O repertório é constituído, basicamente, de peças clássicas, sem deixar de trabalhar, também, a música popular.

atividades pedagógicas complementares (APC)

PAPI (Programa de Apoio Pedagógico à Inclusão)
O Programa de Apoio Pedagógico à Inclusão (PAPI) é desenvolvido nesta instituição desde 2007, tendo por pressuposto uma escola para todos, desenvolvendo ações pedagógicas que visam o acesso à cultura e às linguagens artísticas. Neste sentido, visa favorecer o aprendizado de alunos com deficiência ou em condições diferenciadas de aprendizagem, de acordo com a estrutura e as normas dos cursos oferecidos, estando baseado também na legislação educacional vigente. Dentre as ações do Programa constam: aulas de apoio pedagógico em horário extracurricular; monitoria em sala de aula; materiais adaptados; adaptações de avaliações e repertório musical, grupos de estudos, dentre outras. Tais ações são oferecidas e implementadas de acordo com as necessidades e potencialidades de cada aluno, tendo em vista avanços no aprendizado. O PAPI é coordenado pelas professoras Lisbeth Soares e Viviane Louro, sendo desenvolvido em parceria com os professores da Fundação das Artes.

Plantão de dúvidas
Os plantões de dúvidas são aulas de reforço para alunos com dúvidas ou dificuldades em matérias teóricas do curso de Formação Musical. O plantão de dúvidas foi concebido e implantando em 2005, após inúmeras constatações de que há muitos alunos que têm várias dificuldades no processo de aprendizagem, especificamente com o desenvolvimento de uma metodologia individual para estudo – ou seja, muitas vezes o aluno não consegue se desenvolver adequadamente por não saber como deve estudar. O Plantão de Dúvidas atualmente atende os alunos dos níveis 1 a 4 da Formação Musical, com horários específicos para as disciplinas Rítmica, Percepção Musical, Estruturação e Apreciação Musical.

Aulas de FBI (Fundamentos básicos de instrumento)
Os FBIs são aulas em grupo para instrumentos com procura muito alta, a fim de preparar os alunos para aula individual. Nessa atividade, o professor responsável trabalha aspetos técnicos do instrumento (ou canto) que servem genericamente como base para seu estudo, e que podem ser trabalhados adequadamente em grupos pequenos. Há FBIs de violino, violoncelo, violão, canto lírico e guitarra.


× Avatar

Cássia Paula Bernardino

Pianista e pedagoga, mestra em Musicologia pelo Instituto de Música da ECA-USP. Iniciou seus estudos de piano na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, sob a orientação dos professores Alexandre Zamith e Luciana Sayure, tendo estudado também na Escola Municipal de Música de São Paulo, sob orientação da professora Marisa Lacorte. Participou de masterclasses com professores renomados, dentre eles Mauricy Martan (SP), Flávio Augusto (MG), Ney Salgado (DF), Henriqueta Duarte (PR), Hélcio Muller (Holanda), Gilbert Tinetti (SP), Eduardo Monteiro (SP), André Rangel (SP) e Leonid Hambró (EUA). Obteve premiação em vários concursos de piano nacionais e internacionais e apresentou – se em diversos recitais como solista e em grupos de câmara em Londrina, Curitiba, Campinas, Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente exerce intensa atividade pedagógica na Fundação das Artes de São Caetano do Sul como professora de Percepção Musical e pianista correpetidora e no Colégio Miguel de Cervantes, como professora de musicalização infantil.

música

× Avatar

Lisbeth Soares

Formada em piano erudito pela Fundação das Artes. Pedagoga com Habilitação em Educação Especial pela USP e Mestre em Educação Especial pela UFSCar.
 
Professora de musicalização infantil nesta instituição desde 1993, desenvolvendo ações pedagógicas com crianças entre 5 e 12 anos. No período de 1998 a 2001 foi coordenadora do Projeto de Musicalização Infantil (parceria FASCS e Secretaria da Educação), o qual atendeu todas as crianças matriculadas na Educação Infantil do município de São Caetano do Sul. Também é coordenadora do Programa de Apoio Pedagógico e Inclusão (PAPI), o qual atende, desde 2007, pessoas com deficiência e com situações diferenciadas de aprendizagem.

Já trabalhou em cursos de pós-graduação e de extensão para formação de professores na FAAT (Atibaia), Faculdade Carlos Gomes, Fundação OSESP e Festival de Música de Londrina, entre outros.

Atualmente é professora do curso de licenciatura em Educação Musical da UFSCar, sendo responsável pelas disciplinas de Prática de Ensino. Também é professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

música

× Avatar

Maria Cecília de Oliveira

Cantora, Regente, Preparadora Vocal, Professora e Pesquisadora. 

Possui Doutorado e Mestrado em Música pela USP. Bacharelado em Canto; Composição e Regência pelo IA­-UNESP. Cantora premiada por diversas vezes, atuou com grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional: sob regência do maestro Eleazar de Carvalho, John Neschiling, Lutero Rodrigues, Roberto Minczuck, Marcello A. Mastromarino, Vitor Gabriel, José Ferraz de Toledo, Ayrton Pinto, Mônica Meira Vasquez, Ricardo Kanji, Paulo de Tarso Buchala, Silvio Barbato, Jurandyr Galvi, Carlile Weiss,Geraldo Olivieri, entre outros. Apresentou­-se em importantes salas de concerto no Brasil e na Europa, em países como Alemanha (Frankfurt) e Itália (Roma, Firenze, Veneza, Verona,Napoli). Participou como solista do importante Festival Internacional de Campos do Jordão, Festival Música Nova. Atuou em Master Classes com: Helmuth Rilling (Alemanha),Ileana Cotrubas (Europa), Támàz Salgó (Ópera Budapeste ­Hungria), Marcello A. Mastromarino (Itália), Carmel F. O'Byrne (Roma), Carlile Weiss (EUA),Homero de Magalhães (San Paolo). Participou das gravações com programas musicais para a televisão brasileira como a TV Educativa. Também gravou e produziu CDs e DVDs com História da Música Brasileira com Vox Brasiliensis (DVD Institucional para o MinC, TV Cultura e TV Educativa). Música Antiga, Renascença, Early Barroco, com o Madrigal Cantoira Ars Plena, L'Estro D'Oro. Para ALTV na cidade de São Paulo gravou árias de ópera e coros de ópera.

Idealizou, produziu montagens de diversos espetáculos com Música vocal como: montagens das óperas La Serva Padrona, Dido & Eneas, Bastien und Bastienne, Cantata do Café, Barbeiro de Sevilha.

Atua com sólida carreira de cantora solista, regente e diretora de Coros, Madrigais e Conjuntos Vocais de diversos os tipos, Conjunto de Ópera.

Mestre e Especialista em Música Vocal Brasileira pela ECA­-USP, tem sido bastante requisitada por compositores brasileiros para interpretação de suas respectivas obras, como Gilberto Mendes, Villani Cortes, Eduardo Escalante, Ronaldo Miranda, tanto como cantora solista como na preparação e direção de corais e grupos vocais. Lecionou Canto individual na preparação de cantores solistas, conjuntos de ópera de música sacra, Canto Coletivo, Arte Lírica e Regência Coral (2003/­2005) no Departamento de Música ECA-USP, na realização de repertório tradicional de música erudita européia, internacional e nacional. Atuou como docente e orientadora no Curso de Pós­ Graduação em Música da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Faculdade Paulista de Artes (­FPA). Atualmente é professora de Canto, Técnica Vocal, Preparadora Vocal, Regência Coral e Teoria Musical na Faculdade Paulista de Artes e é professora efetiva e Coordenadora da Escola de Música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Também é Regente, Preparadora Vocal, Orientadora e Pesquisadora do Coro de Repertório da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Madrigal Ars Plena e Madrigal Uirapuru. Coordena a Produção do Projeto de Música com Gêneros Vocais L'Estro D'Oro com o qual desenvolve intensa Pesquisa com Voz, Repertório e Música Histórica; Educação e Filosofia.

música

× Avatar

Milena Miotto

Bacharel em flauta transversal pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, sob orientação do flautista Marcos Kiehl. Formada pela Fascs, faz parte do quarteto de flautas Assobio a 4. Integrou a Big Band da Santa Marcelina e a Orquestra Popular Brasileira da FAAM. Participou de outras formações como Duo de flauta e violão com Fábio Ramazzina, Duo Avesso com a pianista Abelita Brandão, Duo Solaris com o pianista Rogério Zaghi. Participou de Oficinas de educação musical no conservatório Allegro, festivais de música de São Caetano do Sul, Poços de Caldas e Bragança Paulista, além de masterclasses com Yara Bernet e Keith Underwood. Atuou como professora de musicalização nas EMEIS e EMIS de São Caetano do Sul e na FASCS, professora de flauta transversal no Centro Livre de Música em São Bernardo do Campo. Atualmente é professora de flauta transversal e estruturação em cursos livres de música e na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, professora do projeto Descubra a Orquestra na Sala São Paulo pela Fundação Osesp e tutora virtual pela UFSCAR, na disciplina Educação musical 1, no curso de licenciatura em música.

música

× Avatar

Ogair Júnior

Nasceu em São Caetano do Sul – SP onde iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade com os professores Priscila Redondo e Antonio Carlos Santana. Aos 11 anos de idade passou a estudar a Fundação das Artes em São Caetano do Sul onde completou a primeira parte de sua educação musical. Lá mesmo se interessou pela música Instrumental participando de trios, quartetos e pela tradicional Big Band da Fundarte, onde foi o Pianista titular por três anos. Concluiu o curso da Fundação das artes em 1999, sob a orientação do Professor e Maestro Antônio Carlos Neves Pinto, sendo que o mesmo o convidou para que fosse seu substituto nas aulas de Rítmica e Piano Popular. Mais Tarde, nessa mesma escola, passou a dar aulas de percepção, estruturação, prática em grupo e foi convidado a dirigir a Big Band. Paralelamente ingressou na Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) onde concluiu o Curso de bacharelado em Piano e logo em seguida foi convidado pela mesma instituição a fazer parte do corpo docente.

Como instrumentista já atuou com vários artistas como Gal Costa, Célia Cruz, Ná Ozetti, Virgínia Rosa, Eugênia Melo e Castro, Mônica Zarité, Graça Cunha, Olívia Byington, Jair Rodrigues, Ney Matogrosso, Luciana Mello, Fernanda Porto, Luciana Alves, Verônica Ferriani, Ana Cañas, Lucinha Lins, Tânia Alves, Rita Braga, Maria Alcina, Toninho Ferragutti, Proveta, Dino Barioni, Vinícius Dorim, Vicent Garden, Jorge Ervolini entre outros.

Conheça mais sobre o seu trabalho visitando: www.ogairjunior.com.br

música

× Avatar

Rosimary Parra

Musicista com bacharelado em Violão e Mestrado em Música pelo Instituto de Artes da UNESP - Universidade Estadual Paulista, com cursos de especialização na área de interpretação violonística e música antiga, realizados na Espanha e Itália.

Tem atuado como intérprete em diversas formações camerísticas e como solista ao violão e instrumentos antigos de cordas dedilhadas - alaúde, vihuela e guitarra barroca. Atua desde 1997 no grupo de música antiga Il Dolce Ballo (SP) com o qual gravou dois CDs  Amor e Devoção (2003) e  Ecco la primavera (2012).

Em 2005 e 2006 participou do projeto “Música Sacra e de Devoção” realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil em SP e RJ. Em 2007 realizou gravação ao vivo pela Rádio MEC do Rio Janeiro com o trabalho realizado pelo Duo Cantares convidado do programa Colegium Musicum.   Em maio de 2008 apresentou o concerto “A canção brasileira e seus antecedentes ibéricos” com o Duo Cantares - canto e violão, no Conservatório de Lugo, Galícia (Espanha) e ministrou masterclasses para alunos do curso de violão do mesmo Conservatório, projeto este realizado com auxílio do programa de apoio do Ministério da Cultura do Brasil.
Com o grupo Quadro Antiquo (RJ) realizou concertos em Portugal e Praga (República Tcheca) – jun. 2008, e uma série de concertos pelo Nordeste brasileiro e cidades históricas de Minas Gerais pelo projeto Música no Museu entre 2007 e 2010.
Em 2009 gravou o programa “Rede Vida Musical” do canal 34 da Rede Vida de Televisão, com repertório de música brasileira para violão solo e Duo de Violões com o violonista Eder Francisco.

Em 2010 realizou uma série de concertos por cidades de Pernambuco - Goiana, Recife, Olinda, Limoeiro e Arquipélago Fernando de Noronha - em turnê com o grupo Quadro Antiquo (RJ), projeto “Sons do Passado” – modinhas e lundus  - patrocinado pelo FUNCULTURA – Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco. 

Em 2011 participou do projeto de circulação SESI Música Erudita integrando o grupo Il Dolce Ballo.

Atua como professora de violão clássico na Escola de Música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP) e no departamento de música da escola Britânica de São Paulo.

música

× Avatar

Solange Assumpção

Mestre em Música pela UNESP, desenvolvendo dissertação sobre o Canto Coral sob a orientação da Prof Martha Herr; Bacharel em Música pela FAAM- FMU. Estudou Regência com Abel Rocha e Naomi Munakata e Canto com M. Cecília de Oliveira. Professora da FASCS desde 1994 onde atua na área de Estruturação Musical hoje, tendo lecionado Percepção e Canto Coral. Professora e regente da área vocal do CEM do Sesc Consolação desde 2001. Atuou como professora também na Emesp Tom Jobim e no CDMCC de Tatuí.

música

× Avatar

Valdir José Ferreira

Iniciou seus estudos de música em 1975 numa Banda de São Bernardo do Campo- S.P com o Prof. Romilso Curvelo da Silva. Em 1980 ingressou na Escola Municipal de Música de S.P, onde teve como Professores: Gasparo Pagliuso, Gilberto Gagliardi, Naomi Munakata, Edmundo Villani e Osvaldo Lacerda. Nessa época começou sua carreira profissional, na qual passou a integrar importantes grupos musicais, como: Banda Savana, com Maestro Branco, Laercio de Freitas e Combo, Banda Aquarius, com Proveta, Banda da Patroa, com Silvinha Góes e Arismar do Espirito Santo, Banda Brazuca, com João Cristal, Banda Sound Scap, trabalhos com Nelson Ayres e Roberto Sion, trabalhos na Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, como músico contratado para fazer parte das Orquestras das respectivas emissoras de televisão, para Festivais de MPB, trabalhos com Maurício de Souza, 2 longas metragens para cinema com a Turma da Mônica e também à acompanhar renomados artistas, como: Milton Nascimento, João Bosco,Ivan Lins, Caetano Veloso, Armando Manzaneiro, Natalie Cole entre outros, tem ainda intensa atividade nos Estúdios de Gravaçôes de S.P.  Na área Erudita tem também grande passagem: Orquestra Jovem Municipal de S.P, fundador da Orquestra Jovem Estadual de S.P, cachês com a Osesp, Primeiro Trombone e Chefe de Naípe da Filarmônica de São Caetano do Sul durante 15 anos e músico integrante durante 5 anos perante concurso da Orquetra Sinfônica Municipal de São Paulo nos anos 80.  Atualmente é Prof. na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Prof. na Escola de Música do Auditório Ibirapuera, Primeiro Trombone na Banda Savana, Banda Mantiqueira e  Lilian Carmona e Grupo.

Discografias mais importantes: 2 CDs  com a Banda Savana, 3 CDs com a Banda Mantiqueira, 3 CDs Banda Mantiqueira e Osesp. 1 CD Banda Brazuca, 1 CD Banda Sound Scap e 1 DVD Banda Mantiqueira e Osesp.

música

× Avatar

Viviane Louro

Prof. Ms. Viviane Louro – Doutoranda em Neurociências pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Mestre em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com enfoque em educação especial; Bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM). Em sua formação contempla: estagio em musicoterapia pela AACD; cursos na área da deficiência cognitiva, auditiva, física e psicomotricidade. Atualmente, é coordenadora do Programa de Apoio Pedagógico e Inclusão da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e professora do curso de licenciatura da FITO. Ministra constantemente palestras e cursos sobre educação musical para pessoas com deficiência em todo Brasil. Desde 2004 é organizadora do Simpósio de Educação Musical Especial que ocorre anualmente em SP. Desde 2006 é organizadora do site Música e Inclusão e diretora musical do grupo Trupe do Trapo (formado por pessoas sem e com deficiências). Além disso é diretora da empresa especializada na área de arte e inclusão TdT Arte & Eventos e autora dos livros Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas (2006,) Arte e Inclusão Educacional (2007); Arte com responsabilidade social – inclusão pelo teatro e música (2009) e Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência (2012).

música