Skip to content
Release Saiu na Imprensa
Compras e licitações Chamamento Público Bolsa Monitoria Bolsa Munícipe
Revista Raízes Revista Raízes - Edições Especiais Livros

PAPI Linha do Tempo Formulários POPs

FESTIVAL DE PRIMAVERA FUNDAÇÃO DAS ARTES LEVA MILHARES DE PESSOAS PARA APRECIAR MÚSICA NO PARQUE TOM JOBIM

DATA: 28/09/2023


Milhares de pessoas puderam apreciar no último final de semana uma intensa programação musical durante o Festival de Primavera Fundação das Artes, realizado no Parque Tom Jobim – Espaço Cerâmica, em São Caetano do Sul.


Celebrando o início da nova estação, o evento ao ar livre reuniu 17 atrações musicais, como Luiza Possi & Big Band Salada Mista, Baile do Síndico com Leo Maia e Renato Teixeira, além de apresentações de grupos formados por professores e alunos da Escola de Música e convidados, como Orquestra Sinfônica, Grupo de Trombones, Quarteto de Violões, Choronas, entre outros. Na praça de foodtrucks, o público pôde escolher entre diversas opções de pratos salgados, doces e bebidas.


O Festival foi realizado pela Fundação das Artes, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Associação dos Amigos do Espaço Cerâmica, e a parceria do ParkShopping São Caetano.

 

Durante o Festival, que teve entrada gratuita, o público colaborou com a doação de alimentos não perecíveis, que foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.

 

O Festival contou ainda com a apresentação itinerante dos grupos Jazz Brothers e Banda Performática, que interagiram com o público, especialmente as crianças.


Na ocasião, os visitantes do Festival de Primavera poderão usufruir de toda a estrutura do Parque Tom Jobim - Espaço Cerâmica, que conta com espaço pet, playground, aparelhos de ginástica ao ar livre, pista de caminhada e labirinto com vegetação.

 

O primeiro dia do evento teve abertura com o show “Mirianês Zabot canta Gonzaguinha Pegou um sonho e partiu, com participação especial de Claudette Soares. Em seguida, a Big Band Salada Mista, organismo de música da Fundação das Artes que completa 48 anos de atividades em 2023, subiu ao palco e encantou o público com arranjos vibrantes de jazz e MPB, ao lado da cantora Luiza Possi. No repertório, grandes sucessos como “Folhetim”, “Dias Iguais”, “Tudo Certo”, “Seu nome” e “Trem-Bala”.

No sábado, o dia ensolarado teve atrações como Verve Jazz Trio e Mariane Mattoso, com um Tributo à Johnny Alf; em seguida, o Grupo de Trombones Sujeito a Gliss, sob orientação do professor Valdir Ferreira, e o Guit’ars Quartet, com repertório essencialmente brasileiro com obras de Villa-Lobos, Guarnieri, Clarisse Assad, Paulo Bellinati e Tom Jobim. Após a apresentação itinerante do Jazz Brothers, que circulou pelo parque, foi a vez de Natália Xavier e Banda apresentar um trabalho autoral, com referências teatrais e poéticas em diálogo com sua ancestralidade nordestina. A noite terminou em alto-astral, com o Baile do Síndico, com Leo Maia. O público dançou e cantou sucessos do eterno síndico do Brasil, Tim Maia, como “Vale Tudo”, “Descobridor dos Sete Mares” “Primavera”, “Azul da Cor do Mar” e outros.


A programação do último dia do Festival teve início com um concerto da Orquestra Sinfônica Fundação das Artes, com repertório composto por Jean Sibelius, Franz Schubert, Camargo Guarnieri e temas de filmes como Harry Potter e 007.

 

Na sequência, o Festival trouxe as apresentações do Cipó Trio e Simone Essi, formado por egressos da instituição, com composições de Johnny Alf e João Donato; e o Quarteto de Violões Fundação das Artes, formado por alunos sob orientação do professor Fábio Ramazzina.


Brazilian Grooves, grupo formado por professores da instituição, realizou show com composições que revelam o lado mais dançante de Caetano Veloso, João Donato e Herbie Hancock. Comemorando 28 anos de carreira, o grupo Choronas, primeira formação de choro de mulheres apresentou um repertório de compositoras brasileiras.


Após apresentação da Banda Performática, o cantor e compositor Renato Teixeira subiu ao palco para uma apresentação inesquecível, convidando o público a cantar sucessos de sua carreira como “Tocando em Frente”, “Frete”, “Romaria”, “Amanheceu, peguei a viola” e outras.