Skip to content
Release Saiu na Imprensa
Compras e licitações Chamamento Público Bolsa Monitoria Bolsa Munícipe
Revista Raízes Revista Raízes - Edições Especiais Livros

PAPI Linha do Tempo Formulários POPs

PERGUNTAS FREQUENTES

DATA: 27/11/2023


1. Quais são as opções de cursos e programas disponíveis na Fundação das Artes para atender às diferentes aspirações artísticas?

A Fundação das Artes de São Caetano do Sul é uma instituição de ensino e pesquisa em artes que oferece cursos técnicos e livres nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro.

2.       A Fundação das Artes fomenta experiências externas à estrutura da instituição?

A FASCS Proporciona a seus estudantes experiências de criação e difusão artística voltadas para a prática coletiva, por meio da ação cultural em sua sede e em diversos locais dentro e fora da cidade.

3.       Como a Fundação das Artes promove a interação e colaboração entre os estudantes para enriquecer a experiência de aprendizado??

Sim. Além das aulas, a Fundação das Artes estimula a experimentação e profissionalização com a manutenção de grupos e organismos de práticas artísticas que integram professores, alunos, ex-alunos e artistas convidados.

4.       A Fundação das Artes promove ações de divulgação da produção cultural de alunos e professores?

A produção artística derivada das atividades pedagógicas é apresentada ao público numa intensa programação cultural gratuita e aberta, que estimula a formação de plateias e divulga o trabalho de docentes e discentes, contribuindo ao mesmo tempo para a oferta cultural na região mediante a realização de festivais, concertos, temporadas de teatro e dança, exposições, oficinas e debates.

5.       A partir de que idade pode estudar na Fundação?

A partir dos 5 anos de idade o aluno pode ingressar no curso de dança.

6.       A Fundação das Artes possui algum programa pedagógico de educação inclusiva?

O Programa de Apoio Pedagógico à Inclusão (PAPI) é desenvolvido na Fundação tem como premissa garantir o direito à cultura e ao aprendizado das linguagens artísticas para todos, criando condições para o acesso e a permanência de alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento (autismo), altas habilidades /superdotação, com distúrbios de aprendizagem e/ou em condições diferenciadas de aprendizagem.

7.       Quais são as ações que desenvolvidas pelo Programa de Apoio Pedagógico à Inclusão (PAPI)?

Dentre as ações do programa constam: aulas de apoio pedagógico em horário extracurricular; monitoria em sala de aula; elaboração e uso de materiais adaptados; adaptações de avaliações e repertório musical, grupos de estudos, orientação aos professores e às famílias, dentre outras.

8.       Tem Curso Técnico na Fundação das Artes?

Sim. A Fundação oferece Curso Técnico em Artes Visuais, Dança e Teatro.

9.       O estudante consegue DRT nos cursos técnicos?

Sim. O Curso Técnico em Teatro tem duração de sete semestres e possibilita obter o registro profissional.

10.   É preciso ser morador de São Caetano do Sul para estudar na Fundação?

Não. Pode estudar qualquer pessoa interessada.

11.   Como consigo bolsa de estudos  na Fundação das Artes?

Por meio do Edital com as informações completas e o regulamento do Programa de Bolsas de Estudos que é publicado no site da Instituição.

12.   A Fundação das Artes oferece programa de Bolsa Estudo?

São oferecidas Bolsas de Estudos para os alunos em duas modalidades:

- Bolsa Monitoria: destinada a alunos em geral interessados em integrar núcleos de pesquisa, atividades acadêmicas, organismos artísticos, apoio técnico e grupos da Instituição.

- Bolsa Munícipe: destinada a moradores de São Caetano do Sul na forma de descontos integrais ou parciais, nas mensalidades, obedecendo os critérios do edital.

13.   A Fundação das Artes tem teatro próprio para prática e primeiras experiências com o palco?

Sim. O Teatro Timochenco Wehbi, situado na sede da Fundação das Artes no Edifício Milton Andrade, dispõe de palco italiano, cabine de som, três camarins e plateia de 140 lugares com boa acústica e visibilidade. É ocupado pela vasta produção artística da Fundação, que garante uma programação de qualidade ao longo do ano.

14.   Quais são os casos de sucesso de ex-alunos que passaram pela Fundação das Artes?

Cássia Kiss, Fábio Assunção, Marcos Frota, Antonio Petrin, Ulysses Cruz